Este projeto vem sendo desenvolvido desde 2018. Visa estimular o ensino e a pesquisa sobre Patrimônio e Memória na UNICAMP, particularmente por estudantes de graduação de Humanas e Artes, assim como facilitar sua inserção nas atividades acadêmicas, promover interação com professores, estudantes de pós-graduação e de diversas áreas de conhecimento, além de estabelecer uma interface de informação e comunicação com o público externo. Um website dedicado ao tema é a principal ferramenta catalisadora desse processo. Os estudos sobre a memória social e o patrimônio cultural, que tradicionalmente fazem parte do campo da história, constituem uma área de especialização em franco desenvolvimento nas Ciências Sociais. Não apenas as iniciativas da sociedade nessa área (ações afirmativas) têm ganhado espaço em publicações e debates públicos recentes, como se aprofundaram as interpretações acerca dos processos culturais, socioambientais e econômicos decorrentes de ou afetados pela implementação de políticas públicas de salvaguarda. Avanços nos instrumentos jurídicos que balizam essas práticas, assim como inovações nos estudos críticos desenvolvidos por cientistas sociais e mesmo mudanças na estruturação institucional do campo demandam que o planejamento e a implantação de atividades didáticas e de pesquisa partam de um conhecimento atualizado do estado da arte. Esse avanço depende do uso de fontes e bases de dados institucionais, cujo caráter especializado demanda facilitação. Para a criação do site, os bolsistas vêm realizando pesquisa bibliográfica, redação de textos e dedicando-se ao progressivo planejamento do site “outrospatrimonios.com”. Resultados alcançados: Identificação do público-alvo. Planejamento do site. Definição de padrões de redação para verbetes e palavras-chaves, para uso de imagens e documentos audiovisuais. Elaboração de textos para o estabelecimento de formatos padrão para as seções “Glossário”, “Patrimônio em movimento”. Planejamento das seções “Marco legal” e “Arquivo”. Até março de 2020 pretende-se finalizar o protótipo do site com materiais ilustrativos das diversas seções que, além das mencionadas, inclui “Participe” com as subseções “em casa”, “na escola”, “em movimentos sociais”. Não é nosso objetivo reproduzir informações disponíveis em sites oficiais, mas facilitar o acesso de iniciantes a essas informações que são bastante especializadas e, ao mesmo tempo, úteis para o público em geral, especialmente os participantes de movimentos sociais mobilizados em prol de direitos culturais e inclusão. Público-alvo: universitários, secundaristas e público em geral.
Integrantes
Belisa Lamas Gaudereto, Doutorado em Ciências Sociais, IFCH (Bolsa CAPES)
Katharina Martins Ferreira, Graduação em Ciências Sociais, IFCH (Bolsa BAS/SAE)
Helena Tavares Gonçalves, Doutorado em Ciências Sociais, IFCH (Bolsa CAPES)
Pedro Moises Andrade dos Santos, Graduação em Ciências Sociais, IFCH (Bolsa BAS/SAE)
Rosylli Sara Rodrigues, Graduação em Ciências Econômicas, IE (Bolsa BAS/SAE)
Colaboraram até outubro de 2019
Arthur Ulbrech Gouveia, Graduação em Geografia, IG
Carla Eduarda Franco de Lima, Graduação em Ciências econômicas, IE
Maíra Baccarelli, Graduação em Letras, IEL
Nícolas França, Graduação em Engenharia Elétrica, FEE




